1858
João Camillo Alves nasce em Bucelas, filho de Camillo de Lellis Alves e Theodora Bárbara da Purificação.
1870
João Camillo Alves aprende o ofício de barbeiro. Cativando a clientela com a sua personalidade afável e o seu dom de comunicar, começa nos anos seguintes a fornecer vinho aos seus clientes de Lisboa, já que tinha boas relações com os produtores da região.
1881
Associa-se ao futuro cunhado, Augusto Carlos Monteiro Freire, deixa a barbearia e funda a Alves & Freire, dedicada à compra e venda de vinhos.
1884
Nasce o seu primeiro filho, João Camillo Alves, fruto do seu casamento com Mariana do Carmo Monteiro Freire Flags.
1888
Nasce o seu segundo filho, Julío Camillo Alves.
1900
Desfaz a sociedade com o cunhado e faz nascer nova empresa. Começa a alugar e comprar vinhas, tornando-se produtor.
1900
Regista as marcas “JCA – Vinho genuíno de Bucellas” e “JCA – Vinho tinto de Bucellas”. Conquista a medalha de bronze na exposição Universal de Paris na categoria “Vinhos e Azeites”.
1904 e 1908
Conquista mais duas distinções: medalha de prata na Exposição Agricola e de Produtos Mineralógicos do Porto com um moscatel e medalha da prata na Exposição do I Centenário da Abertura dos Portos do Brasil ao Comércio Internacional.
1913
Expansão do negócio com a construção de novas e modernas instalações, em Lisboa, na Rua Fernão Lopes.
1918
É eleito Presidente da Câmara Municipal de Loures, lugar que ocupa durante cinco meses.
1921
João Camillo Alves decide passar os destinos do seu negócio aos filhos, João, Julío e Herculana Camillo Alves e genro, fundando a João Camillo Alves Lda.
1936
Ano do falecimento de uma das principais figuras do mundo dos vinhos, João Camillo Alves.
1945
Lançamento do afamado vinho branco de mesa especial Monte Serves.
1952
A João Camillo Alves Lda. adquire a Vinícola da Amadora, que mais tarde dará origem às Caves Velhas – Companhia Portuguesa de Vinhos de Marca.
1966
Construção do armazem logístico no Catujal, Sacavém.
1971
Início da alienação da empresa com a venda da maioria do capital à Sociedade Central de Cervejas, passando o controlo executivo, pela primeira vez, para fora da família Camillo Alves.
2006
A Urbisflama passa por uma fase de restruturação interna, dando origem à Enoport SGPS, actual proprietária da marca de vinhos Camillo Alves.